domingo, 22 de julho de 2012

Estudando o "Pense Magro"!


Pois é, eu que nunca me imaginei lendo esse tipo de literatura achei que era hora de me render.
Estou lendo o famoso livro "Pense Magro", e já estabeleci algumas reflexões e desafios. 


Estava refletindo a partir da medida que a leitura ia avançando que a Reeducação Alimentar é [conforme a própria autora aponta] como aprender a dirigir.
Precisamos nos programar para isso. Aprender mesmo, tendo em vista uma série de ensinamentos [teóricos e práticos]. Precisamos ainda aprender a praticar cada uma das ações necessárias de maneira individual, e depois estabelecer a maneira como iremos usar todas as informações e aprendizagem de maneira harmônica.

Outras coisas importantes que o livro já me permitiu refletir em suas páginas iniciais é que eu preciso MESMO aprender a diagnosticar o que é fome e o que é vontade de comer. Eu não havia nunca pensado sobre isso de maneira racional. Claro, que as vezes diante do impasse eu sei perceber quando é só a chamada 'gulodice', porém se eu racionalizar isso de maneira orgânica ao meu pensamento, ficará mais fácil obter a resposta correta. 


Outro momento de grande sacada me permitida na leitura foi pensar que comer não é uma emergência. 

A proposta prática do livro, se inicia com o Cartão de Enfrentamento [que eu já fiz para o Desafio das Estações], eu estou usando um caderninho pra colocar tudo em esquema e poder voltar algumas partes da leitura conforme achar necessário. 


Amanhã irei providenciar alguns lembretes para o Cartão, porém hoje , aqui no blog ...eu vou publicar uma outra lista que montei inspirada no livro [que também está no caderno]


Ações e Pensamentos Sabotadores:


Achei interessante mapear e escancarar as ações e os pensamentos sabotadores da minha R.A. , claro que não é uma lista definitiva e ela sempre aumentará conforme surgir as tentações, mas vou ler também essa lista para me preparar adequadamente quando as situações ocorrerem:

* Beliscar na casa da minha mãe. [Toda vez que entro lá pra pegar algo, me deparo com bolo, salgadinhos ou qualquer coisa do gênero e acabo comendo alguns pedaços]
*Sair e não resistir à cerveja e aos petiscos
*Comer antes de sair para a balada e comer na balada [Tem haver com o tópico acima. Como em casa pra evitar comer na rua e nem sempre dou conta de resistir ao que vejo nos bares depois]
*Vontade louca por doce
*Comemorar e celebrar comendo
*Raiva
*Ceder à vontade do marido de sair para comer.
*"-Só um pedacinho não vai fazer diferença no dia da pesagem!"
*Não distinguir fome da vontade de comer *Comer além de já estar satisfeita
*Já querer mais antes mesmo de começar a comer
*Medo de passar fome e acabar comendo por antecipação [O que se relaciona com comer antes de sair e depois comer na balada]
*"Está tão gostoso. Quero mais!"
*É uma ocasião especial, posso exagerar!
*"Está irresistível!"
*"Já que comi errado vou exagerar agora e retornar amanhã para a dieta!"
*"Em festa pode!"
"Final de semana tá liberado!"

A lista está grande, né meninas? Porém muito longe de estar terminada. Vou ler várias vezes esses elementos sabotadores para tentar evitá-los ao máximo!!!!

10 comentários:

  1. Legal!!! Acho q tbm vou ler esse livrinho. rs Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda tenho TODOS ESSES PENSAMENTOS! E é duro lutar contra eles!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, tb estou lendo esse livro e tem me feito mudar bastante meus pensamentos. Conheço pessoas que emagreceram horrores seguindo as "atividades" propostas.
    Boa sorte e boa leitura!
    Vamos lá!!!

    ResponderExcluir
  4. O meu maior desafio é encarar as angústias e elas me detonam! Eu acho que separar fome de vontade de comer é o mais importante, mas pra mim o que mais funcionou até hj foi saber que não posso comer aquilo e ponto! Dizem que este livro é muito bom, mas nunca li todo!! Acredito que ajude muito, conheço pessoas que acordaram depois que leram!! Boa leitura!!

    Bjkss

    ResponderExcluir
  5. Não é meu tipo de literatura favorito, mas é verdade que dá pra aproveitar bastante coisa. Há algum tempo atrás, li Mulheres, Comida e Deus (Geneen Roth, Editora Lua de Papel) e percebi nitidamente como as nossas refeições estão diretamente relacionadas com a forma com que nos encaramos ou com o que estamos sentindo. Tem me ajudado muito, e por curiosidade assim que desencalhar a pilha de livros lá de casa, que estão esperando para serem lidos, vou ler este aí.
    Bjs e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler esse livro tb. Mas como tudo o que tenho feito ultimamente parei. Vou voltar a ler e fazer as tarefas. Obrigada pela força e palavras de Animo.

    ResponderExcluir
  7. Ai flor
    que difícil né
    O pior que nós sabemos que não é impossível
    Mas porque a gente tem tanta dificuldade em fazer aquilo que a gente sabe que é o melhor pra nós?
    Mas a gente vai aprendendo o importante é não desistir.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Esse livrinho é gostoso de ler :) E a gente se sabota muito né_? Temos que aprender a abandomar efetivamente estes pensamentos! Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Olá! Também estou lendo, gostei muito.
    Boa semana!

    ResponderExcluir