terça-feira, 24 de julho de 2012

Efeito Platô. Será? Livro "Pense Magro" e outras coisinhas mais!

Olá meninas!!! Vamos por partes, ok?

Pense Magro!


Conectividade é uma palavra forte e presente na minha vida muito antes da internet se tornar algo tão essencial. Por que estou falando isso? Porque comecei a ler o livro "Pense Magro" e outros blogs estão na mesma pegada , até com propostas coletivas.

A amiga blogueira Flávia do blog "Saco Vazio Para em Pé" fez um resumo bem bacana do livro. Para aquelas que ainda pensam na possibilidade de ler, sugiro que deem uma olhada no texto dela antes. 

Cíntia do blog "Emagrecimento da Cíntia" propôs uma ação conjunta para praticar as atividades propostas no livro [Para quem não quer ler - embora eu recomende a leitura- fica uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais dessa terapia cognitiva] . Eu não sei ainda [quero ver certinho, e quem sabe aderir] quantas meninas estão acompanhando a Cíntia, mas sei que a Rachel do "Cottage Regressiva" [acho esse nome incrível] aderiu, então na página dela também encontramos boas dicas. 

Vi que a Char do "Chá das Cinco" também está lendo o livro e parece ter aderido aos desafios!

Eu já fiz o meu cartão de enfrentamento e tenho lido ele duas vezes por dia. Porém, tenho focado maior atenção dos "Pensamentos e Ações Sabotadores" [conforme listei no tópico abaixo]. 


O livro fala da escolha rotineira de escolher usar o "Músculo da Resistência" e o "Músculo da Desistência". Estou fazendo isso. 
Numa perspectiva socrática ["Conheça-te a ti mesmo.], fico analisando as coisas do dia e vendo erros e acertos.

Ontem, comi um danoninho tarde da noite. Hoje ao reler esta lista, vi que comê-lo [ainda que 55 calorias] reflete vários itens da lista. 

O livro me traz uma praticidade muito boa em algo que eu considero fundamental: diagnosticar erros. 

A segunda atividade do livro é escolher duas dietas adequadas à você. Meio que pulei isso, pois vou sempre insistir na R.A. Mas, vou ver se consigo ser mais organizada com elas [as férias acabam hoje, nesse quesito ajuda]. Comer nos horários corretos e anotar os alimentos é algo que preciso tornar rotina. 


A terceira atividade do livro é nos condicionarmos em comer sempre sentados. Achei besta no princípio, mas à medida que lia, vi quantos erros cometo.
Comer sentado nos permite uma relação mais visual com o alimento [gosto de preparar bem o prato] e o visual ajuda muito no sentido de satisfação. Porém, outras coisas me chamaram atenção:

  • Comer de pé está intimamente relacionado ao fato de ceder ao desejo de comer. /Aquela discussão do post anterior :"É fome ou vontade de comer?"
  • Comer de pé [no meu caso] está relacionado a beliscar. Principalmente enquanto preparo meus lanches e comidas. [Uma fatia de presunto aqui, uma azeitona ali...]
Irei me policiar em relação à isso. 

------------------------------------------------------------------------------

Atividades Físicas!


Ontem comecei a Academia nova [as aulas anteriores eram experimentais]. Fiz o KangooJump e adorei! Claro, vai um tempo pra pegar o ritmo da coisa e principalmente perder o medo [tive pavor de pular com os dois pés simultaneamente], mas é uma delícia mesmo de aula. Muito mais gostoso que o Jump.
Fiz musculação e caminhei na esteira   30 minutos/ 3 quilômetros.

Hoje faço PowerJump e quarta-feira terei a Avaliação Física. Depois divido com vocês o tamanho de minha tragédia. 

__________________________________________________________________


Efeito Platô!


Acho que entrei nesse tão famigerado momento. Eu perco peso, mas durante a semana a balança quase não se move, e as vezes mostra peso recuperado.
Li muito hoje, sobre a ansiedade de mudar de casa [Vou pra casa dos 80] que também dificulta. Irei ler mais a esse respeito e depois falo pra vocês!

__________________________________________________________________

Água com Gás!


Muitas meninas que acompanham o blog [tá, algumas meninas] sabem que eu tenho optado muito pela Água com Gás na balada. Percebi que com ela , [o tempo todo] eu fico de boa, pois é principalmente o hábito de estar bebendo algo que me deixa ,vamos dizer, enturmada. 
Mas comecei a ficar com medo de ela não ser uma opção tão saudável assim e comecei a ler sobre o assunto. E em todos os textos lidos, ela é super bem indicada.
Então, estou liberada pra continuar a ser fina e saudável na balada [fora que a conta no final da noite fica imensamente linda de ser paga!]

--------------------------------------------------------------------------------------------


É isso, por hora meninas! Post grande, né? Porém dividi tudo em tópicos pra ficar mais apreciável a leitura.


Beijocas!


Texto publicado, voltei pra editar: Não sei pq partes do meu texto fica com esse marcador branco. Alguém sabe dizer?

9 comentários:

  1. Oi, bonita, agradeço a indicação e o carinho.

    Sobre seu post: Minha orientadora alimentar costumava dizer o seguinte (sobre o efeito platô): Você tem certeza que está no efeito platô, ou percebeu que emagreceu bem e está ficando mais permissiva?

    É um dado a se pensar, não acha?

    Outra coisa, AMO jump, estou começando a AMAR atividade física. Siga firme e parabéns pela determinação.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o post: esta ÓTIMO
    escreveu super bem, nada cansativo e super interessante, =)
    Estou enlouquecida por esse livro, todas estão falando sobre ele, quero estar por dentro do assunto, vou ver alguns dos blogs que você citou ai que eu não tinha conhecimento, e me envolver mais com o tema.
    A questão dos cartões eu acho o máximo, e já tenho alguns itens em mente para colocar nos meus quando fizer.
    E quanto a AF esta linda de ver sua empolgação =)
    Conte sempre sobre o livro, hahaha

    beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana!
    Adorei seu post, super completo e sucinto. Grande, mas cheinho de informações interessantes!
    Gostei da sua empolgação, dá para perceber sem dificuldade a animação que vc está nesse processo! Isso dá um gás para gente que está lendo!
    Quanto a água com gás, tenho uma dica! Coloque rodelas de laranja, limão, gengibre, tangerina para aromatizar. Deixa por uma hora e tome... fica uma delícia e parece que está bebendo "algo além" da água c gás!
    Beijão querida!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi !!!! esse livro está super bem recomendado. Acho que vou começar a ler, estou precisando.. :) Bjocas!!!

    http://danimagra2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O Lú,
    adorei seu post
    eu tenho que tomar vergonha na cara e começar a ler o livro
    kkkkk
    quer dizer acabar de ler, pq começar eu comecei várias vezes.
    A gente tem que pensar bem, rever nossas atitudes e ter coragem para mudar o que não tá legal.
    Sobre o platô,
    desencana. Porque ficamos mais ansiosas pensando nisso.
    Bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tbm to procurando saber mais sobre o efeito platõ...vixii

    ResponderExcluir
  7. Aném... que tudo ver meu nome na sua postagem!!!
    Ganhei meu dia!!! Rsrsrsrsrs
    Vamos participar do Projeto?
    Hoje recebi um convite para participar do http://emagrecendoemdupla.blogspot.com.br/ da Thaine
    O que você acha?
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece bem interessante e deixa idéias que possam nos ajudar nos nossos objetivos.Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  9. Muito bom sabre que tb esta lendo o livro. O interessante é que nos temos tempo para nos preparar psicologicamente.

    Vou acompanha bem de pertinho vc tb e conto com sua ajuda beijos

    ResponderExcluir